domingo, 29 de dezembro de 2013

Nexus 4 Kitkat ART vs Dalvik














Com o lançamento do Android kitkat uma nova ferramenta não muito conhecida apareceu, neste caso é a máquina virtual ART(Android Run Time) que é uma aposta da Google para melhorar a velocidade de processamento do aplicativos no aparelho usando pouca  memória e aumentando consideravelmente a velocidade de execução dos aplicativos .
Atualmente o Android funciona graças a máquina virtual Dalvik, cada vez que abrimos um aplicativos uma pilha de códigos precisa ser compilados e isso gera um grande processamento por parte do processado causando um demora considerável.

Com a máquina virtual ART o sistema já na instalação pré-compila os códigos dos aplicativos e jogos instalados no Android, assim o processador trabalha menos e os aplicativos\jogos abrem e funcionam mais rapidamente.
Um dos empecilhos do uso do ART é que ela consome mais espaço de armazenamento na memória padrão do  aparelho sendo que não é um aumento grande, mas em comparação á ma´quina virtual Dalvik ela consome muito mais a memoria de armazenamento.
                                                                        Android 4.4 Dalvik e ART
Vamos aos Testes Realizados
No aplicativo antutu obtive os seguintes resultados:
Usando a máquina virtual Dalvik


Usando a máquina virtual ART
No aplicativo Quadrant obtive os seguintes resultados:

Usando a máquina virtual Dalvik


Usando máquina virtual ART
Conclusão
Com os testes realizados notou-se que houve uma grande melhora no desempenho do aparelho sendo que a bateria também aumentou a economia com um duração de um dia inteiro usando Wi-Fi, jogos, reprodução de músicas e de videos. Sendo que a Google ainda está fazendo várias implementações na máquina virtual ART, pois ela ainda é apenas uma versão de teste, nesta linha de raciocínio a máquina virtual ART vai ser muito poderosa futuramente podendo aproveitar ainda mais os recurso do aparelho, talvez na próxima versão do Android a ser lançado o ART  já possa vir como máquina virtual padrão do sistema.


Um comentário: